Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Certificação
Início do conteúdo da página

Certificação de Proficiência Linguística

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 14h20 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 17h34 | Acessos: 81549

      A Certificação de Proficiência Linguística consiste na mensuração do conhecimento linguístico do militar e seu respectivo desempenho em funções linguísticas dentro das quatro habilidades/competências específicas, avaliadas separadamente: compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita.

      A avaliação dessas habilidades é realizada por meio dos Exames de Proficiência Linguística Oral (EPLO) e dos Exames de Proficiência Linguística Escrita (EPLE).

      O EPLO avalia as habilidades de compreensão auditiva e expressão oral. O EPLO, Prova de Expressão Oral, pode ser realizado presencialmente, por meio de tecnologia de videoconferência, por telefone ou por outra ferramenta reconhecida pela Administração pública. As demais habilidades são avaliadas por meio das provas aplicadas simultaneamente em todo o País nas mais de 100 (cem) OMSE.

     Já o EPLE avalia as habilidades de compreensão leitora e expressão escrita.

     A elaboração das provas do EPLO e do EPLE é da responsabilidade do Centro de Idiomas do Exército. O processo de aplicação e correção das provas do EPLO e do EPLE pode ser gerenciado pelo Centro de idiomas do Exército ou por Instituição de Ensino ou empresa pública ou privada contratada, conforme orientação do DECEx.

      As provas do EPLO e do EPLE são realizadas em dias distintos, por idioma, conforme calendário constante em Portaria específica do DECEx.

      As provas do EPLO e do EPLE visam a classificar o candidato em um nível de proficiência linguística correspondente ao seu desempenho, segundo apreciação da banca examinadora. Ainda, as provas constituem avaliações independentes, possibilitando ao candidato optar por uma ou mais provas de cada exame. Os candidatos podem se apresentar para a realização das provas dos exames quando desejarem, com o objetivo de testar, ou aprimorar Índice de Proficiência Linguística (IPL) já certificado.

      Os candidatos a qualquer um destes exames respondem às questões do nível escolhido (de 1 a 3), sendo considerado aprovado se obtiver sucesso em, pelo menos, 60% das questões apresentadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página